CINTILOGRAFIA MIOCARDICA - REPOUSO E ESFORCO

É fundamental seguir as recomendações acima para que o seu exame seja realizado dentro dos requisitos do protocolo evitando, assim, o reagendamento e assegurando a qualidade do exame.

Obs.: Os exames de medicina nuclear não são recomendados para mulheres grávidas ou em período de amamentação.

COMO É FEITO O EXAME

Esse exame constitui-se de duas etapas.

Após a sua chegada à clínica, o paciente será encaminhado à recepção para o preenchimento de seu cadastro. Em seguida, será direcionado à sala de injeção e uma pequena quantidade do material radioativo será injetada na veia do paciente, preferencialmente do antebraço.

O paciente deverá aguardar cerca de 40 minutos até a aquisição das imagens, para que o excesso desse material seja eliminado pelo fígado e intestino. Para ajudar na excreção, orientamos o paciente a se alimentar e a caminhar durante esse período. O paciente será encaminhado à sala de exame e será posicionado na maca do aparelho, onde deverá permanecer deitado, por aproximadamente 15 minutos.

Após o término da primeira etapa, o paciente será encaminhado ao teste ergométrico (esteira), que deverá ser supervisionado pelo médico cardiologista.
Quando o paciente estiver caminhando/correndo na esteira e atingir o número de batimentos cardíacos desejado, será injetada a segunda dose do mesmo traçador, numa veia previamente puncionada.
Uma vez finalizado o teste ergométrico, o paciente será orientado a aguardar até a a aquisição de novas imagens, da mesma forma que o procedimento da primeira fase.
Alguns pacientes não podem ou não conseguem realizar esforço físico devido às suas limitações funcionais. Nesses casos, substituímos o estresse físico pelo farmacológico, não sendo necessário nenhum tipo de esforço.

  • Não é necessário fazer jejum;
  • Suspender o uso de café, chocolates ou alimentos que contenham cafeína (chá preto, chá verde, chá-mate, alguns refrigerantes, bolo e bala de café, etc.) e bebidas alcoólicas por 24 horas antes do exame;
  • Sempre informe corretamente o nome de todos os medicamentos que estiver tomando;
  • Trazer uma roupa adequada para o exame: agasalho esportivo, short ou bermuda, tênis ou sapato com sola de borracha e toalha de rosto. Essas vestimentas são recomendadas para realizar o teste de esforço físico;
  • Ao tomar banho, é necessário esfregar bem o peito com sabão e não utilizar nenhum creme hidratante;
  • Em homens, caso seja necessário, iremos realizar tricotomia (depilação) no tórax para a fixação dos eletrodos;
  • Em relação às mulheres, não recomendamos o uso de sutiã com arco de metal (meia-taça);
  • Evitar o consumo de cigarros 2 horas antes do exame;
  • Trazer exames cardiológicos recentes, tais como cateterismo, teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, além de exames de sangue (colesterol e frações, triglicérides);
  • O exame tem uma duração média de 4 a 6 horas;
  • Em caso de desistência, favor comunicar-nos com a máxima antecedência.
Atendimento Online Medicina Nuclear