Exames e tratamentos

━━━

Cintilografia Miocárdica - Repouso e Esforço

É um exame que avalia o fluxo sanguíneo das artérias que nutrem o coração, as artérias coronárias. Ele identifica se há alguma parte do coração que não está recebendo sangue suficiente. A Cintilografia é realizada em duas fases distintas: stress e repouso.

Esse exame constitui-se de duas etapas.
• 1ª etapa – Repouso
• 2ª etapa – Esforço

Após a sua chegada à clínica, o paciente será encaminhado à recepção para o preenchimento de seu cadastro. Em seguida, será direcionado à sala de injeção e uma pequena quantidade do material radioativo será injetada na veia do paciente, preferencialmente do antebraço.

O paciente deverá aguardar cerca de 40 minutos até a aquisição das imagens, para que o excesso desse material seja eliminado pelo fígado e intestino. Para ajudar na excreção, orientamos o paciente a se alimentar e a caminhar durante esse período. O paciente será encaminhado à sala de exame e será posicionado na maca do aparelho, onde deverá permanecer deitado, por aproximadamente 15 minutos.

• Não é necessário fazer jejum;
• Suspender o uso de café, chocolates ou alimentos que contenham cafeína (chá preto, chá verde, chá-mate, alguns refrigerantes, bolo e bala de café, etc.) e bebidas alcoólicas por 24 horas antes do exame;
• Sempre informe corretamente o nome de todos os medicamentos que estiver tomando;
• Trazer uma roupa adequada para o exame: agasalho esportivo, short ou bermuda, tênis ou sapato com sola de borracha e toalha de rosto. Essas vestimentas são recomendadas para realizar o teste de esforço físico;
• Ao tomar banho, é necessário esfregar bem o peito com sabão e não utilizar nenhum creme hidratante;
• Em homens, caso seja necessário, iremos realizar tricotomia (depilação) no tórax para a fixação dos eletrodos;
• Em relação às mulheres, não recomendamos o uso de sutiã com arco de metal (meia-taça);
• Evitar o consumo de cigarros 2 horas antes do exame;
• Trazer exames cardiológicos recentes, tais como cateterismo, teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, além de exames de sangue (colesterol e frações, triglicérides);
• O exame tem uma duração média de 4 a 6 horas;
• Em caso de desistência, favor comunicar-nos com a máxima antecedência.

━━━

Cintilografia de Tireoide

Neste exame é visualizado o funcionamento da glândula tireoide. É indicado para: avaliar o funcionamento e a existência de nódulos hiper ou hipofuncionantes na glândula tireoide, avaliar se existe tecido tireoidiano fora da sua localização habitual, avaliar pacientes que tem elevação dos hormônios da tireoide e planejamento terapêutico com iodo-131.

Após o preenchimento da ficha cadastral, o paciente será encaminhado à sala de injeção.
O traçador radioativo será injetado na veia, preferencialmente do antebraço.
A aquisição das imagens da tireoide terá início em torno de 20 minutos após a injeção e, para isso, o paciente ficará deitado sobre a maca do aparelho, em geral, de 15 – 20 minutos. Nessa etapa, é importante que o paciente permaneça imóvel, sem movimentar a cabeça. O tempo de aquisição poderá ser menor, dependendo da quantidade do traçador retido na tireoide.
Se a cintilografia for feita com iodo radioativo, a administração do radiofármaco será por via oral e o paciente deverá retornar no dia seguinte após a administração para realizar o exame.

Obs.: Os exames de Medicina Nuclear não são recomendados para mulheres grávidas e em período de amamentação.

• Medicamentos que devem ser suspensos por 21 dias: PuranT4, Synthroid, Levoid e Euthyrox;
• Medicamentos que contenham como princípio ativo a Amiodarona devem ser suspensos por, no mínimo, 90 dias ou a critério do médico. Nos casos de uso prolongado dessa medicação, o tempo de suspensão pode ser maior do que esse período;
• Medicamentos que devem ser suspensos por 15 dias: Triiodotironina (T3);
• Medicamentos que devem ser suspensos por 7 dias: Propiltiouracil (PTU) e Metimazol (Tapazol);
• É necessário fazer uma dieta pobre em iodo:
> Alimentos que contenham iodo, tais como peixes marinhos, camarão, frutos do mar e algas devem ser evitados por 15 dias;
> Reduzir, também, o uso de sal iodado nesse período;
> Não realizar radiografias com contraste iodado e exame ginecológico (Teste de Schiller), e nem utilizar medicamentos que contenham iodo (xarope para tosse, vitaminas e complementos, soluções tópicas como Povidine e álcool iodado) próximo ao dia do exame.

Obs.: Os medicamentos só devem ser suspensos sob orientação médica.

━━━

Cintilografia de Paratireoides

As glândulas paratireoides estão localizadas próximo a glândula tireoide, elas são responsáveis pela produção do hormônio chamado paratormônio - PTH, ele atua no controle do metabolismo em nosso organismo. O exame é realizado após a injeção de uma substância concentrada pela tireoide e pelas paratireoides(pertecnetato - 99mTc).

Após a confecção da ficha cadastral, o paciente será encaminhado à sala de injeção.
Uma pequena quantidade do material radioativo será injetada na veia do paciente, preferencialmente do antebraço.
O paciente deverá aguardar cerca de 10 minutos para ser encaminhado à sala de exames.
Na sala de exames, o paciente será posicionado e deverá permanecer deitado na maca do aparelho por cerca de 10 a 15 minutos para obtenção das imagens seriadas.
Se necessário, dependendo da orientação do médico nuclear, poderão ser solicitadas imagens mais tardias.

Obs.: Os exames de medicina nuclear não são recomendados para mulheres grávidas e em período de amamentação.

• Dieta normal;
• Trazer o resultado de exames de sangue (PTH sérico) e exames de imagem. (ex: ultrassom da região cervical).

━━━

Cintilografia do Fígado e Baço

Avalia as funções e características morfológicas do fígado e do baço. Permite também o diagnóstico de massas hepáticas. Geralmente solicitada para avaliação de lesões no fígado. No exame utiliza-se uma pequena quantidade de material radioativo. A exposição à radiação é muito baixa e não causa reações.

Ao chegar à clínica, o paciente será atendido por uma de nossas recepcionistas para a confecção da ficha cadastral.
Em seguida, será encaminhado à sala de injeção.
Uma pequena quantidade do material radioativo (traçador) será injetada na veia do paciente, preferencialmente do antebraço.
Após 10 a 20 minutos da administração do traçador, o paciente será encaminhado à sala de exame.
Na sala de exames, o paciente será posicionado na maca do aparelho e deverá permanecer deitado, imóvel, por aproximadamente 20 minutos para a obtenção das imagens.

Obs.: os exames de medicina nuclear não são recomendados para mulheres grávidas e em período de amamentação.

• Não é necessário jejum e nem suspensão de medicamentos em uso.

━━━

Cintilografia de perfusão cerebral com ECD

Ele estuda o cérebro através de imagens tomográficas. Durante o procedimento é analisado o fluxo sanguíneo e a função cerebral. O exame é indicado na avaliação pré-operatória de epilepsias de difícil controle, após trauma, avaliação de doenças vasculares no cérebro como o “AVC”, diagnóstico em caso de suspeita de morte cerebral, entre outras.

Ao chegar à clínica, o paciente será atendido por uma de nossas recepcionistas para a confecção da ficha cadastral.
Em seguida, será encaminhado à sala de injeção.
Uma veia, preferencialmente do antebraço, será puncionada e uma pequena quantidade do material radioativo será injetada.
Após a injeção, o paciente deverá aguardar aproximadamente 30 minutos para realizar as imagens.
Na sala de exames, o paciente será posicionado na maca do aparelho, devendo permanecer deitado e imóvel por aproximadamente 15 a 20 minutos.
Após a análise das imagens, o paciente será liberado.

Obs1: imagens adicionais de 24 horas podem ser requisitadas.
Obs2: alguns estudos devem ser realizados com a fase de fluxo sanguíneo. Nesses casos, o paciente será encaminhado à sala de exame e a injeção feita sob o aparelho. Imagens serão então obtidas imediatamente após a injeção do traçador.
Obs3: os exames de medicina nuclear não são recomendados para mulheres grávidas e em período de amamentação.

• Suspender a cafeína um dia antes do exame;
• Quando necessário anestesia(caso o paciente não consiga, ficar imóvel por meia hora) deverá fazer jejum de ± 6 horas;
• O paciente vai permanecer na clínica por cerca de 40 minutos em repouso, antes da aquisição das imagens.

━━━

Cintilografia renal dinâmica - DTPA

Analisa a função renal de filtrar o sangue e excretar suas impurezas, com imagens sequenciais de todo o processo. O método utiliza-se do radiotraçador, depois de ser injetado na veia é filtrado pelos glomérulos renais, em seguida excretado através da via urinária. Os riscos desse exame são mínimos.

É administrada uma injeção intravenosa do radiofármaco (DTPA), então o paciente é posicionado no equipamento. A duração do exame é de 30 a 40 minutos, sendo que o paciente fica deitado e não pode movimentar-se.

• Ingerir entre 500 ml a 1 litro de liquido (qualquer tipo) aproximadamente meia hora antes do exame;
• Não é necessário manter a bexiga repleta;
• Trazer exames anteriores relacionados.

━━━

Cintilografia renal estática

Avalia a função tubular e córtex renal. No exame são identificados por meio de imagens, a função tubular dos rins, a localização, o tamanho e presença de cicatrizes. Utiliza-se uma pequena quantidade de material radioativo, o exame é muito seguro.

A cintilografia renal estática, como o próprio nome afirma, consiste em imagens estáticas através do uso do radiofármaco ( ácido dimercaptosuccínico marcado com tecnécio 99 metaestável), o qual se concentra e se fixa aos túbulos do parênquima renal de maneira proporcional à função tubular e integridade do córtex renal. O exame é realizado com imagens entre 2 a 3 horas após a injeção, permitindo assim que o material se concentre nos rins e avalie a sua morfologia e função.
Em caso do cliente que tenha feito radiografia ou tomografia com contraste oral ou intravenoso ou cateterismo cardíaco, tem de haver um intervalo de sete dias entre o nefrograma e qualquer um desses procedimentos.

• Nenhum

━━━

Cintilografia de glândulas salivares

Avalia a função das glândulas salivares e as excreções dessas glândulas (as parótidas e as submandibulares). O exame é indicado no estudo e na avaliação da síndrome de Sjogren, mais conhecida como “boca seca”. É utilizado uma pequena quantidade de material radioativo, a exposição é muito baixa e não causa reações.

Ao chegar à clínica, o paciente será atendido por uma de nossas recepcionistas para a confecção da ficha cadastral.
Em seguida, será encaminhado à sala de exames.
Uma vez posicionado na maca do aparelho, o paciente deverá permanecer imóvel por aproximadamente 20 – 30 minutos.
Uma veia periférica será puncionada e uma pequena quantidade do material radioativo será injetada por esta via.
Imagens serão adquiridas imediatamente após a injeção. Aos 15 minutos, será administrado, por via oral, suco de limão.
Ao término do exame, o paciente será liberado.
É necessário que o paciente não mova a cabeça durante a aquisição das imagens.

Obs.: exames de medicina nuclear não são recomendados para mulheres grávidas e em período de amamentação.

• Jejum de 4 horas

━━━

Cintilografia para esvaziamento sólido e líquido

Permite avaliar as alterações de esvaziamento e motilidade gástricas. É utilizado uma pequena quantidade de material radioativo, a exposição é muito baixa e não causa reações.

É realizado pela manhã devido as variações do esvaziamento gástrico durante o dia.
O procedimento é executado depois que o paciente ingere alimento contendo pequena quantidade de radiofármaco, essa medicação não modifica o sabor e não dá qualquer reação.
O estudo é feito com alimento líquido (preferencial para avaliação de crianças) ou alimento sólido (preferencial para adultos).

• Jejum de 2 horas. No caso de crianças em amamentação, suspender a última mamadeira (a criança deve estar com apetite no momento do exame).
• Trazer 2 mamadeiras, uma com leite (não engrossado e do jeito que a criança goste de beber, exemplo: com açúcar) e a outra vazia.

• Jejum de 6 horas, (inclusive de cigarros).
• No esvaziamento de sólidos: Trazer 2 ovos, 2 fatias de pão com geleia.

━━━

Cintilografia Óssea

Permite a avaliação de todos os ossos do corpo. É indicado no diagnóstico de qualquer condição que aumente o metabolismo dos ossos, tais como: pesquisa de metástases, osteonecroses, avaliação e seguimento de tumores ósseos, dentre outros. Para isso, faz-se uso de pequena quantidade de material radioativo.

Ao chegar à clínica, o paciente será atendido por uma de nossas recepcionistas para a confecção da ficha cadastral.
Em seguida, será encaminhado à sala de injeção.
Uma veia, preferencialmente do antebraço, será puncionada e uma pequena quantidade do material radioativo será injetada.
Após a injeção, o paciente deverá aguardar aproximadamente de 2 a 6 horas (não é necessário permanecer na clínica). Idosos poderão ter que aguardar um intervalo maior que 3 horas, para melhor absorção do material radioativo nas estruturas ósseas.
Recomenda-se beber pelo menos dois a três copos de água e esvaziar a bexiga várias vezes durante o período de espera. Quanto mais hidratação, melhor a qualidade da imagem.
O paciente será orientado a esvaziar completamente a bexiga antes do exame.
Na sala de exames, o paciente será posicionado na maca do aparelho, devendo permanecer deitado e imóvel por aproximadamente 15 a 20 minutos.
Após a análise das imagens, o paciente será liberado.

Obs1: imagens adicionais de 24 horas podem ser requisitadas.
Obs2: alguns estudos devem ser realizados com a fase de fluxo sanguíneo. Nesses casos, o paciente será encaminhado à sala de exame e a injeção feita sob o aparelho. Imagens serão então obtidas imediatamente após a injeção do traçador.
Obs3: os exames de medicina nuclear não são recomendados para mulheres grávidas e em período de amamentação.

• Não é necessário jejum e nem suspensão de medicamentos em uso.

━━━

Dacriocintilografia

Este exame avalia a dinâmica da drenagem lacrimal, facilitando o diagnóstico de obstrução e estenoses. A execução do exame não causa desconforto para o paciente. Efeitos colaterais inexistentes.

Ao chegar à clínica, o paciente será atendido por uma de nossas recepcionistas para a confecção da ficha cadastral.
Em seguida, será encaminhado à sala de exames.
Na sala de exames, o paciente será posicionado diante do aparelho e gotas de pequena quantidade de material radioativo serão instiladas no canto externo de cada olho.
Imagens serão adquiridas sequencialmente durante 20 a 30 minutos.

•Não há preparo específico.

━━━

Linfocintilografia (membros superiores e inferiores)

Método não invasivo e eficaz no estudo do linfedema dos membros inferiores e superiores. No exame é feito uso de pequena quantidade de material radioativo, a exposição é muito baixa e não causa reações.

Ao chegar à clínica, o paciente será atendido por uma de nossas recepcionistas para a confecção da ficha cadastral.
Em seguida, será encaminhado à sala de procedimentos.
Injeções subcutâneas entre os espaços dos dedos das mãos ou dos pés (conforme solicitação médica) serão administradas pelo médico nuclear.
Agulhas finas (de insulina) serão utilizadas e o volume injetado em cada seringa é em torno de 0,1 mL.
Após as injeções, o paciente será orientado a caminhar por 10 minutos.
Em seguida, será encaminhado à sala de exames, posicionado na maca do aparelho e deverá permanecer deitado por aproximadamente 15 minutos para a obtenção das imagens.
Ao término da aquisição destas imagens, o paciente será orientado a retornar à clínica, entre 30 minutos e 2 horas após a injeção, para obtenção de novas imagens.
Eventualmente imagens mais tardias serão necessárias.

Os exames de medicina nuclear não são recomendados para mulheres grávidas e em período de amamentação.

• Não é necessário nenhum preparo.

━━━

Pesquisa de refluxo gastroesofágico

Estudo do refluxo na área esofagiana, após a ingestão de uma solução marcada com tecnécio (substância radioativa). No exame é feito uso de pequena quantidade de material radioativo, exposição é muito baixa e não causa reação alérgica.

• Uma pequena quantidade de material radioativo será́ adicionada a uma porção do leite;
• O paciente deverá ingerir todo o leite para que o estômago fique cheio, proporcionando dessa forma, a ocorrência de um eventual refluxo;
• Após a ingestão do leite, o paciente será encaminhado à sala de exames e posicionado na maca do aparelho, ele deverá permanecer deitado, imóvel, por aproximadamente 30 minutos;
• Caso o paciente seja criança, é necessário o uso de faixas adesivas para restrição, pois a sedação não é recomendada;
• A duração do exame é de 15 a 20 minutos;
• A criança deverá retornar à clínica de 4h a 24h após o procedimento;
• Serão adquiridas imagens do tórax para avaliar se o traçador ingerido se acumulou nos pulmões, caso aconteça, é necessário realizar a pesquisa de aspiração pulmonar;
• A duração desta fase é de aproximadamente 5 minutos.

• É necessário um jejum de 4 horas. Recém-nascidos podem ter o jejum reduzido para 2 horas;
• Para adultos, solicitamos que traga 1 litro de leite ou suco de laranja;
• Para crianças trazer leite (de vaca ou de soja) e mamadeira;
• A critério médico, suspender medicamentos como: bromoprida, prepulsid, digesan, plasil, plamet etc. dois dias antes do exame.

━━━

Pesquisa de corpo inteiro com I-131 (PCI)

Avalia a presença de restos tireoidianos, após a retirada cirúrgica da glândula (tireoidectomia total) e pesquisa de tecido tireoidianos à distância. O material utilizado no procedimento não é contraste, portanto, não é prejudicial à saúde. Como são utilizados traços do material, o corpo não o reconhece como estranho e pessoas alérgicas a iodo também podem realizar este exame.

Ao chegar à clínica, o paciente será atendido por uma de nossas recepcionistas para a confecção da ficha cadastral.
Em seguida, será encaminhado à sala de procedimentos e uma pequena quantidade do traçador será administrada por via oral.
O paciente será orientado a permanecer por mais 2 horas em jejum para que o traçador seja bem absorvido. Em seguida, o paciente será liberado e orientado a retornar à clínica, 48 horas após a administração da dose. O uso de laxantes será recomendado durante este período.
Ao retornar, o paciente será encaminhado à sala de exame e será posicionado na maca do aparelho, devendo permanecer deitado por aproximadamente 30 minutos para a obtenção das imagens do corpo inteiro.
Em alguns casos, quando o material não foi eliminado adequadamente, será solicitado que o paciente retorne em outro dia para imagens complementares, lembrando que isso não requer a administração adicional do traçador.
Esse exame pode ser realizado sob estímulo de TSH exógeno (Thyrogen) e, neste caso, não é necessária a suspensão do hormônio tireoidiano. Nossas atendentes orientarão sobre os dias corretos para a administração dessa medicação e as respectivas coletas de sangue necessárias.

Obs.:
• Após a administração do iodo radioativo, deve-se evitar o contato com mulheres grávidas (1° trimestre de gestação) nas primeiras 24 horas.
• Esse exame não é recomendado para pacientes grávidas ou em período de amamentação, sendo necessário descartar gravidez em qualquer eventual dúvida.

• Jejum de 4 horas;
• Medicamentos que devem ser suspensos por 21 dias: PuranT4, Levoid, Synthroid, Euthyrox;
• Medicamentos que contenham como princípio ativo a amiodarona devem ser suspensos por, no mínimo, 90 dias. Nos casos de uso prolongado dessa medicação, o tempo de suspensão pode ser maior;
• Medicamentos que deve ser suspenso por 15 dias: T3;
• Os medicamentos devem ser suspensos somente sob orientação médica.

━━━

Pesquisa de aspiração pulmonar

Indicado para pneumonia de repetição. O exame é realizado geralmente após a Pesquisa de Refluxo Gastroesofágico. É um método não invasivo, com alta sensibilidade na detecção e acompanhamento de processos inflamatórios pulmonares.

Sem informação

• Jejum de 4 horas;
• Recém nascidos podem ter o jejum reduzido para 2 horas;
• Suspender, dois dias antes do exame, medicamentos como Bromoprida, Prepulsid, Digesan, Plasil, Plamet, etc.;
• Para crianças 2 mamadeiras, no caso a amamentação seja exclusiva de leite materno, trazer 1 mamadeira vazia.

━━━

Radiologia Digital

O equipamento de Raio-x faz automaticamente a análise do biotipo do paciente e calcula a dose exata de radiação para se fazer uma radiografia com melhor definição de imagem. Praticamente elimina a necessidade de repetir o exame. A entrega do diagnóstico correto para o médico é mais rápida e o paciente não fica exposto mais do que o necessário à radiação.

A Radiografia Digital é um avanço significativo em relação à radiografia tradicional. O filme convencional é substituído por uma película especial, sensível aos Raios-x, que é lida por equipamento moderno de computação, o que proporciona uma imagem de alta resolução.
A principal vantagem é a qualidade das imagens obtidas, favorecendo assim mais exatidão ao diagnóstico. Ela possibilita a diminuição da repetição dos exames a que comumente o paciente está sujeito com a técnica tradicional.
Com isso, diminui-se a frequência de sua exposição à radiação ionizante. Podendo também disponibilizar as imagens em CDs, facilitando o arquivamento do exames.
O exame é contra indicado para gestantes. Quando não houver alternativa, a decisão é do médico da paciente.

Não há necessidade de preparo para o exame.

━━━

Tomografia Multislice

Com a tecnologia do tomógrafo multislice da Medicina Nuclear é possível realizar exames em alta velocidade produzindo imagens precisas com o máximo de conforto ao paciente. E também fazer análises circulatórias, reconstruções multiplanares e 3D.

É utilizado um aparelho de Raios X que gira ao redor do paciente, realizando imagens radiológicas em cortes que são reconstruídas por um computador. O exame permiti reconstruções que melhoram a capacidade diagnóstica, como também exames de alta definição de vasos, as angiografias, usadas para diagnóstico e programação cirúrgicas de aneurismas e mal formações vasculares.
Podem ser feitos exames especiais, como a colonoscopia virtual e estudo do Coração e Coronárias. As imagens são reconstruídas e analisadas em estações computadorizadas, com diferentes reconstruções, incluindo tridimensionais. Em alguns dos exames de TC é utilizado o contraste iodado endovenoso. Este contraste é extremamente seguro.

Para todos os exames de tomografia computadorizada:
pacientes com antecedentes alérgicos, rinite alérgica e alergias medicamentosas serão devidamente orientados a respeito do
preparo antialérgico.
Pacientes diabéticos devem avisar o medicamento em uso, principalmente METFORMINA.

• Jejum de 8 horas adultos e crianças acima de 1 ano;
• Crianças de até um ano, jejum de 4 horas para alimentos sólidos;
• É necessária a presença de um acompanhante;
• Realizado pelo anestesista;
• Duração de 30 minutos.

━━━

Ressonância Magnética

Com softwares constantemente atualizados nossos equipamentos de ressonâncias magnéticas realizam exames de alta definição das articulações, vias biliares, sistema nervoso central e vascular. Analisa detalhadamente toda a medula, coluna vertebral, carótidas, circulação cerebral, aorta e seus ramos, além de espectroscopia, difusão, perfusão e fluxo liquórico. Esse método não utiliza radiação e não oferece riscos à saúde dos pacientes.

Ao chegar à clínica, o paciente será atendido por uma de nossas recepcionistas para a confecção da ficha cadastral.
Em seguida, será encaminhado à sala de procedimentos.
Injeções subcutâneas entre os espaços dos dedos das mãos ou dos pés (conforme solicitação médica) serão administradas pelo médico nuclear.
Agulhas finas (de insulina) serão utilizadas e o volume injetado em cada seringa é em torno de 0,1 mL.
Após as injeções, o paciente será orientado a caminhar por 10 minutos.
Em seguida, será encaminhado à sala de exames, posicionado na maca do aparelho e deverá permanecer deitado por aproximadamente 15 minutos para a obtenção das imagens.
Ao término da aquisição destas imagens, o paciente será orientado a retornar à clínica, entre 30 minutos e 2 horas após a injeção, para obtenção de novas imagens.
Eventualmente imagens mais tardias serão necessárias.

Os exames de medicina nuclear não são recomendados para mulheres grávidas e em período de amamentação.

• Não é necessário nenhum preparo.

━━━

Mamografia

É o método de rastreamento padrão para detecção precoce do câncer de mama. Deve ser realizado anualmente em mulheres a partir dos 40 anos. A mamografia é digital, oferece vantagens, pois permite ao radiologista ajustar as imagens, realçando ou ampliando alguma área, para melhor analisá-la.

Sem informação

Sem informação

━━━

Ultrassonografia

Os equipamentos de ultrassons da Medicina Nuclear são constantemente atualizado com sistemas de captura e distribuição digital de imagens. A alta definição de imagem de seus diversos transdutores proporciona estudo detalhado de estruturas vasculares como carótidas, aorta abdominal, vascularização periférica, além de tecidos superficiais como mama, tireoide e sistema musculoesquelético.

Sem informação

Sem informação

━━━

Densitometria Óssea

O equipamento de densitometria óssea avalia a densidade mineral óssea. O exame é muito importante na detecção e no monitoramento da osteoporose. Está indicado principalmente para mulheres na menopausa e para homens acima de 70 anos.

Sem informação

Sem informação

idodoterapia
Quarto Terapeutico Iodoterapia-1
Quarto Terapeutico Iodoterapia-2

Tratamento

Iodoterapia

A iodoterapia tem indicação para pacientes com câncer de tireoide papilar ou folicular. Nossa tireoide absorve praticamente todo o iodo presente no sangue. Esse tratamento não possui efeito colateral para o corpo.

A Iodoterapia é um tratamento complementar à cirurgia nos casos de câncer de tireoide. O iodo radioativo atua nas células da tireoide que restaram da cirurgia provocando a sua morte, sem que isso afete de maneira significativa outros órgãos ou tecidos do corpo.

– Dor na região do pescoço; – Dor e inchaço nas glândulas salivares; – Dor e irritação no estômago; – Dor abdominal.

– Ressecamento da boca e olhos; – Alteração no paladar; – Hipotireoidismo.

Não. O que pode influenciar a queda de cabelo dos pacientes em iodoterapia são os hormônios da tireoide, principalmente se eles não estiverem bem regulados.