Exames e Diagnósticos

Referência em rapidez e precisão

heading

Cintilografia Miocárdica - Repouso e Esforço

É um exame que avalia o fluxo sanguíneo das artérias que nutrem o coração, as artérias coronárias. Ele identifica se há alguma parte do coração que não está recebendo sangue suficiente. A Cintilografia é realizada em duas fases distintas: stress e repouso.

LER MAIS

Cintilografia de Tireoide

Neste exame é visualizado o funcionamento da glândula tireoide. É indicado para: avaliar o funcionamento e a existência de nódulos hiper ou hipofuncionantes na glândula tireoide, avaliar se existe tecido tireoidiano fora da sua localização habitual, avaliar pacientes que tem elevação dos hormônios da tireoide e planejamento terapêutico com iodo-131.

LER MAIS

Cintilografia de Paratireoides

As glândulas paratireoides estão localizadas próximo a glândula tireoide, elas são responsáveis pela produção do hormônio chamado paratormônio - PTH, ele atua no controle do metabolismo em nosso organismo. O exame é realizado após a injeção de uma substância concentrada pela tireoide e pelas paratireoides(pertecnetato - 99mTc).

LER MAIS

Cintilografia do Fígado e Baço

Avalia as funções e características morfológicas do fígado e do baço. Permite também o diagnóstico de massas hepáticas. Geralmente solicitada para avaliação de lesões no fígado. No exame utiliza-se uma pequena quantidade de material radioativo. A exposição à radiação é muito baixa e não causa reações.

LER MAIS

Cintilografia de perfusão cerebral com ECD

Ele estuda o cérebro através de imagens tomográficas. Durante o procedimento é analisado o fluxo sanguíneo e a função cerebral. O exame é indicado na avaliação pré-operatória de epilepsias de difícil controle, após trauma, avaliação de doenças vasculares no cérebro como o “AVC”, diagnóstico em caso de suspeita de morte cerebral, entre outras.

LER MAIS

Cintilografia renal dinâmica - DTPA

Analisa a função renal de filtrar o sangue e excretar suas impurezas, com imagens sequenciais de todo o processo. O método utiliza-se do radiotraçador, depois de ser injetado na veia é filtrado pelos glomérulos renais, em seguida excretado através da via urinária. Os riscos desse exame são mínimos.

LER MAIS

Cintilografia renal estática

Avalia a função tubular e córtex renal. No exame são identificados por meio de imagens, a função tubular dos rins, a localização, o tamanho e presença de cicatrizes. Utiliza-se uma pequena quantidade de material radioativo, o exame é muito seguro.

LER MAIS

Cintilografia de glândulas salivares

Avalia a função das glândulas salivares e as excreções dessas glândulas (as parótidas e as submandibulares). O exame é indicado no estudo e na avaliação da síndrome de Sjogren, mais conhecida como “boca seca”. É utilizado uma pequena quantidade de material radioativo, a exposição é muito baixa e não causa reações.

LER MAIS

Cintilografia para esvaziamento sólido e líquido

Permite avaliar as alterações de esvaziamento e motilidade gástricas. É utilizado uma pequena quantidade de material radioativo, a exposição é muito baixa e não causa reações

LER MAIS

Cintilografia Óssea

Permite a avaliação de todos os ossos do corpo. É indicado no diagnóstico de qualquer condição que aumente o metabolismo dos ossos, tais como: pesquisa de metástases, osteonecroses, avaliação e seguimento de tumores ósseos, dentre outros. Para isso, faz-se uso de pequena quantidade de material radioativo.

LER MAIS

Dacriocintilografia

Este exame avalia a dinâmica da drenagem lacrimal, facilitando o diagnóstico de obstrução e estenoses. A execução do exame não causa desconforto para o paciente. Efeitos colaterais inexistentes.

LER MAIS

Linfocintilografia (membros superiores e inferiores)

Método não invasivo e eficaz no estudo do linfedema dos membros inferiores e superiores. No exame é feito uso de pequena quantidade de material radioativo, a exposição é muito baixa e não causa reações.

LER MAIS

Pesquisa de refluxo gastroesofágico

Estudo do refluxo na área esofagiana, após a ingestão de uma solução marcada com tecnécio (substância radioativa). No exame é feito uso de pequena quantidade de material radioativo, exposição é muito baixa e não causa reação alérgica.

LER MAIS

Pesquisa de corpo inteiro com I-131 (PCI)

Avalia a presença de restos tireoidianos, após a retirada cirúrgica da glândula (tireoidectomia total) e pesquisa de tecido tireoidianos à distância. O material utilizado no procedimento não é contraste, portanto, não é prejudicial à saúde. Como são utilizados traços do material, o corpo não o reconhece como estranho e pessoas alérgicas a iodo também podem realizar este exame.

LER MAIS

Pesquisa de aspiração pulmonar

Indicado para pneumonia de repetição. O exame é realizado geralmente após a Pesquisa de Refluxo Gastroesofágico. É um método não invasivo, com alta sensibilidade na detecção e acompanhamento de processos inflamatórios pulmonares.

LER MAIS

Radiografia Digital

O equipamento de Raio-x faz automaticamente a análise do biotipo do paciente e calcula a dose exata de radiação para se fazer uma radiografia com melhor definição de imagem. Praticamente elimina a necessidade de repetir o exame. A entrega do diagnóstico correto para o médico é mais rápida e o paciente não fica exposto mais do que o necessário à radiação.

LEIA MAIS

tomografia Multislice

Com a tecnologia do tomógrafo multislice da Medicina Nuclear é possível realizar exames em alta velocidade produzindo imagens precisas com o máximo de conforto ao paciente. E também fazer análises circulatórias, reconstruções multiplanares e 3D.

LEIA MAIS

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Com softwares constantemente atualizados nossos equipamentos de ressonâncias magnéticas realizam exames de alta definição das articulações, vias biliares, sistema nervoso central e vascular. Analisa detalhadamente toda a medula, coluna vertebral, carótidas, circulação cerebral, aorta e seus ramos, além de espectroscopia, difusão, perfusão e fluxo liquórico. Esse método não utiliza radiação e não oferece riscos à saúde dos pacientes.

LEIA MAIS

mamografia

É o método de rastreamento padrão para detecção precoce do câncer de mama. Deve ser realizado anualmente em mulheres a partir dos 40 anos. A mamografia é digital, oferece vantagens, pois permite ao radiologista ajustar as imagens, realçando ou ampliando alguma área, para melhor analisá-la.

ultrassonografia

Os equipamentos de ultrassons da Medicina Nuclear são constantemente atualizado com sistemas de captura e distribuição digital de imagens. A alta definição de imagem de seus diversos transdutores proporciona estudo detalhado de estruturas vasculares como carótidas, aorta abdominal, vascularização periférica, além de tecidos superficiais como mama, tireoide e sistema musculoesquelético.

densitometria óssea

O equipamento de densitometria óssea avalia a densidade mineral óssea. O exame é muito importante na detecção e no monitoramento da osteoporose. Está indicado principalmente para mulheres na menopausa e para homens acima de 70 anos.

Atendimento Online Medicina Nuclear